quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ARAPONGAGEM OFICIAL? UTILIDADE PÚBLICA

Arquivo do Estado de SP disponibiliza documentos do Deops


Redação Portal IMPRENSA
23/08/2011 13:34



Um ano e meio após a descoberta em Santos, cerca de 11.600 documentos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops) foram colocados à disposição no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Agora, os pesquisadores podem acessar livremente os arquivos, depois de assinar um termo de responsabilidade.









O Deops funcionou entre os anos de 1924 e 1983, reprimindo delitos considerados ofensivos à segurança do Estado, principalmente durante a ditadura militar. Os documentos foram encontrados em uma delegacia na cidade de Santos e tratam da atuação do órgão na baixada santista. Entre as pessoas "fichadas" estão Carlos Lamarca, Frei Betto, Carlos Marighella e até o ex-presidente Lula.









Para restauração dos arquivos, foi realizado um convênio entre a Associação de Amigos do Arquivo e a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, no valor de R$ 90 mil. Há ainda cerca de 150 caixas com documentos a serem identificados e disponibilizados ao público.









Os documentos do DEOPS que já eram conhecidos estão abertos desde 1994. Os cidadãos mencionados nos arquivos podem solicitar uma cópia autenticada dos documentos.









Serviço









O Arquivo do Estado de São Paulo fica na avenida Cruzeiro do Sul, 1.777 - Santana - São Paulo/SP, ao lado da estação Tietê do Metrô. Informações pelo (11) 2089.8100.











Leia mais



Arquivo Público de SP esclarece recolhimento da documentação do DEOPS em Santos



Arquivo Público/SP exibe títulos da imprensa negra



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

A PM DEFENDE OS PM?

Quem sou eu

Minha foto
UMA ADVOGADA QUE BUSCA JUSTIÇA