quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SHOAH - 70 ANOS DA LIBERTAÇÃO DE AUSCHWITZ

NO DIALETO IÍDICHE FALADO PELOS JUDEUS OCIDENTAIS, SHOAH É A PALAVRA QUE REPRESENTA, OU SUBSTITUI, O TERMO HOLOCAUSTO. 

OS JUDEUS PREFEREM USAR ESSA EXPRESSÃO PORQUE É ORIGINÁRIA DO IDIOMA DE SEU POVO E SIGNIFICA CALAMIDADE.

HOLOCAUSTO, POR SUA VEZ, POSSUI UM SIGNIFICADO RELACIONADO COM A PRÁTICA DA EXPIAÇÃO DE PECADOS POR INCINERAÇÃO, O QUE ALIVIA O PESO DA CATÁSTROFE E PERMITE A PERPETUAÇÃO DO ANTISSEMITISMO.


É PRECISAMENTE NESSES PONTOS QUE SE BASEIA O ARGUMENTO PARA O USO DO TERMO SHOAH, JÁ QUE A PRÁTICA NAZISTA FOI UM GENOCÍDIO, E NÃO QUALQUER MANIFESTAÇÃO DE SACRIFÍCIO A DEUS COMO ERA COMUM ANTES DO ESTABELECIMENTO DA RELIGIÃO MONOTEÍSTA: O JUDAÍSMO.



História dos Judeus

A SHOAH:

ENTRE 1940 E 1945, DEFICIENTES FÍSICOS E MENTAIS, HOMOSSEXUAIS, NEGROS, CIGANOS E JUDEUS FORAM EXTERMINADOS, SEM CHANCE DE DEFESA. SEIS MILHÕES DE PESSOAS COM ESSA CARACTERÍSTICAS, FORAM MORTAS EM UM DOS EPISÓDIOS MAIS MARCANTES DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE: A SHOÁ.

O DIA 27 DE JANEIRO É DATA INTERNACIONAL, INSTITUÍDA PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU, DAS VÍTIMAS DA SHOAH, MARCANDO A LIBERTAÇÃO , PELAS TROPAS SOVIÉTICAS, DOS SOBREVIVENTES NO MAIOR CENTRO DE MORTE DA HISTÓRIA: AUSCHWITZ.

SITUADO NO TERRITÓRIO DA POLÔNIA, ESSE CAMPO DE EXTERMÍNIO MONTADO PELOS NAZISTAS, FOI RESPONSÁVEL PELA DESTRUIÃO DA MAIOR COMUNIDADE JUDAICA DA EUROPA NA DÉCADA DE 1930/1940: UM MILHÃO E MEIO DE JUDEUS, DOS QUASE TRÊS MILHÕES E MEIO QUE VIVIAM NA POLÔNIA, ONDE DEPOIS CONTARAM-SE APENAS 200 MIL.

DOS 18 MILHÕES DE JUDEUS ESPALHADOS NO MUNDO, APÓS A 2ª GRANDE GUERRA MUNDIAL, RESTARAM 12 MILHÕES.

CÁLCULOS QUE NEGAM ESSE TOTAL DE 6 MILHÕES DE VIDAS EXTERMINADAS, SÃO PROPAGADOS NOS DIAS ATUAIS, COMO SENDO O "REVISIONISMO", QUE TENTA "APAGAR" DA MEMÓRIA DAS FUTURAS GERAÇÕES, TODO O HORROR PRATICADO POR APOLOGIAS RACISTAS, DISCRIMNATÓRIAS E XENOFÓBICAS. 

OS NAZISTAS FORAM PROCESSADOS E JULGADOS EM TRIBUNAL MILITAR INTERNACIONAL: NUREMBERG. 

HITLER, UM AUSTRÍACO SEDENTO DE PODER, SE ALISTOU NO EXÉRCITO ALEMÃO, DEPOIS SE INSCREVEU NO PARTIDO OPERÁRIO ALEMÃO, MAIS TARDE DENOMINADO "PARTIDO OPERÁRIO NACIONAL-SOCIALISTA ALEMÃO."

POUCOS ANOS DEPOIS, HITELER CRIOU UMA FORÇA DE ATAQUE PRÓPRIA: STURMABTEILUNG, TENTANDO O SEU 1º GOLPE DE ESTADO, FRUSTRADO,.

NESSA ÉPOCA FOI PRESO E DURANTE O PERÍODO NO CÁRCERE ESCREVEU “MEIN KAMPF”.

LIVRE, REORGANIZOU O PARTIDO E CRIOU UMA ESPÉCIE DE POLÍCIA MILITAR, A SCHUTZSTAFFEL. 

A ALEMANHA PASSAVA POR MISÉRIA, INFLAÇÃO, DESEMPREGO E NESSE CAMPO FÉRTIL AO TOTALITARISMO, EMPRESAS CAPITALISTAS PASSARAM A APOIAR A ARTICULAÇÃO DO 2º GOLPE FINANCEIRAMENTE. O PARTIDO DO GOVERNO, NACIONAL POPULAR PEDIU APOIO AOS NAZISTAS, QUANDO HITLER NEGOCIOU MAIS UM GOLPE: TORNOU-SE CHANCELER, NO INÍCIO DE 1933. 


O RESULTADO QUE O MUNDO FINGIU NÃO SABER






CINISMO EM AUSCHWITZ: ARBEIT MACHT FREI

"SÓ O TRABALHO LIBERTA"




dEPENDE DE CADA UM DE NÓS QUE ISSO NUNCA MAIS ACONTEÇA E QUE NINGUÉM ESQUEÇA.


Sandra paulino


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

A PM DEFENDE OS PM?

Quem sou eu