domingo, 18 de outubro de 2015

O PORQUÊ DO MEU VOTO EM JOÃO BIAZZO


NA ÚLTIMA CAMPANHA À PRESIDÊNCIA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DE SÃO PAULO, TRISTEMENTE TESTEMUNHEI GOLPES DE TRAIÇÃO QUE CUSTARAM CARO AOS ADVOGADOS PAULISTAS.




AS MESMAS PRÁTICAS DE SEMPRE, FIZERAM COM QUE UM ADVOGADO REALMENTE CAPACITADO A DAR À NOSSA OABSP A ATENÇÃO E O CUIDADO QUE PRECISAMOS, FOSSE GOLPEADO COM MANIPULAÇÕES E MENTIRAS.


APESAR DE TUDO, ALBERTO ZACHARIAS TORON, SAIU DA DISPUTA SEM SER ELEITO, PORÉM, AINDA MAIS DIGNO E MAIS EXPERIENTE, PORQUE NÃO SE VERGOU À MENTIRA E AOS EXPEDIENTES BAIXOS.


HOUVE QUEM SE VERGASSE A ESSA FORMA DE AGIR, COMO ESPALHAMENTO DE BOATOS, USANDO MAILINGS NÃO AUTORIZADOS, ONDE ESTAVA INCLUSIVE MEU ENDEREÇO.


A MÁQUINA TRABALHOU A TODA VELOCIDADE, PARA MOER EM SUAS ENGRANAGENS AQUELES QUE NÃO COMPACTUAVAM COM AS DECISÕES JÁ TOMADAS.


POR ISSO E PARA ISSO, TAMBÉM SURGIRAM OFERTAS QUE  - ALGUNS APENAS SABIAM - ERAM A DOSE DE VENENO, NÃO DE REMÉDIO. 




EM BREVE ALBERTO ZACHARIAS TORON VAI DEBATER A QUESTÃO DA DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS.




NA PRÓXIMA SEMANA, EM GUARULHOS, COMO TODOS SABEM, ATRAVÉS DOS CONVITES QUE ESTÃO SENDO PUBLICADOS NAS REDES SOCIAIS, INCLUSIVE, COERENTE ÀS SUAS CONVICÇÕES, RETORNARÁ AO DEBATE. DESEJAMOS QUE A MALÍCIA DO JOGO SEMÂNTICO NÃO PREVALEÇA.


DE MINHA PARTE, JAMAIS SERÁ ESQUECIDO O GESTO DE GRANDEZA DE ROBERTO PODVAL, QUE EM PLENA FESTA NA CASA DE PORTUGAL, EM 2012, ABRIU MÃO DE SUA CANDIDATURA EM FAVOR DO COLEGA ALBERTO TORON, SOMANDO-SE AOS MUITOS QUE POR ESSA CHAPA TRABALHAVAM.


FORAM MAIS DE 50 MIL VOTOS.


AGORA A OABSP TEM COMO UM DOS CANDIDATOS O ADVOGADO JOÃO BIAZZO.






CONHECENDO A TRAJETÓRIA DESSE CONCORRENTE, DE ALGUMA FORMA LEMBREI DAQUELA NOITE, NA CASA DE PORTUGAL E DA GRANDEZA DO GESTO DE PODVAL.


LEMBREI TAMBÉM DE UM DOS GRANDES NOMES DA ADVOCACIA: ANTONIO CLAUDIO MARIZ DE OLIVEIRA, RECENTEMENTE APONTADO DE FORMA INDEVIDA COMO APOIADOR DE UM DOS CONCORRENTES À PRESIDÊNCIA ATUAL.


ALARDE GERAL, SEGUIDO DE DESMENTIDO OFICIAL.


ATÉ A REVISTA CONJUR TEVE DE PUBLICAR A REALIDADE, O QUE FOI DESAGRADÁVEL.


HOJE, EM PLENA CAMPANHA PELA PRESIDÊNCIA DA OABSP, NOVAMENTE AS VELHAS PRÁTICAS SE MOSTRAM PRESENTES.




JORNAIS QUE NUNCA ERAM ENTREGUES, CHEGAM ATÉ EM DUPLICATA PELO CORREIO.


E-MAILS INDESEJADOS LOTAM A CAIXA DE ENTRADA, OBRIGANDO CADA UM QUE NÃO AUTORIZOU O USO DO MAILING A CLICAR NAS MENSAGENS PARA A LIXEIRA E MESMO PEDINDO O DESCADASTRAMENTO, ELES INSISTEM EM CHEGAR, DIA APÓS DIA. 


CONQUISTAS DE TRABALHO DEDICADO DE UM GRUPO QUE BUSCOU DEFENDER PRERROGATIVA DE ADVOGADAS E ADVOGADOS, SÃO ALVO DE USURPAÇÃO E SE TORNAM MEXERICOS EM FOLHETINS. SEMPRE, PORÉM, É POSSÍVEL CONFERIR A AUTENTICIDADE NA LITERALIDADE DOS DOCUMENTOS IMPRESSOS.


O DESESPERO DE QUEM ESTÁ VAZIO DE ESTOFO PARECE TER SE LANÇADO AO COMBATE PESSOAL QUE TAMBÉM SE MOSTRA, VIGOROSO E VORAZ.


E NÃO MAIS APENAS EM EQUÍVOCOS COMO ESSE DE ENVOLVER O NOME DE MARIZ INDEVIDAMENTE COMO APOIADOR DESSA OU DAQUELA CANDIDATURA, MAS AGORA TAMBÉM O DE TORON.


ALGUNS CHEGAM AO DESPLANTE DE IMPOR CONTRA OS MAIS JOVENS, A OBRIGAÇÃO DE VISITAÇÃO PARA TENTAR CONVERSAR E COMPOR COM JOÃO BIAZZO, PARECENDO QUE ESTE JOVEM ADVOGADO É MESMO UMA "AMEAÇA".




A OAB RESPONDEU QUE NÃO VAI RESPONDER!
Qual a atitude que se espera de uma entidade que tem como bandeira o combate à corrupção, quando instada a esclarecer questões sobre seu orçamento? Espera-se transparência, pois, não basta se dizer honesto, tem que parecer, demonstrar, transparecer...
No último dia 02 protocolamos um requerimento que visava a criação de procedimentos internos para que a OAB/SP se adequasse à Lei de Acesso à Informação, bem como criasse um programa de integridade em conformidade com a Lei Anticorrupção ou, alternativamente, que respondesse à alguns questionamentos (https://goo.gl/8FGj6H) que fizemos sobre como a entidade gasta o dinheiro dos advogados.
Recebemos, todavia, uma resposta evasiva - como se verifica na imagem a seguir - dizendo que seria competência do Conselho Federal enquadrar ou não a entidade nas referidas leis, bem como regulamentar os procedimentos para sua adoção, se couber.
Ou seja, a OAB/SP reconhece que não está adequada a tais procedimentos e que, portanto, não é tão transparente como quer nos fazer crer, afinal, os situacionistas repetem insistentemente, sem mostrar onde, que as contas da Ordem estão disponíveis em seu site. Eu, por outro lado, convido a todos a conhecer os ditos “Relatórios de Gestão” que podem ser acessados em: http://goo.gl/uIXgNd
Vejam por si próprios se, por acaso, os Relatórios de Gestão esclarecem como foram gastos 26 milhões em 2014 sob a denominação de “Serviços de Terceiros”. Quem são estes terceiros? Como eles foram escolhidos? Que serviços prestaram? Que produtos forneceram?
Esclarecem, porventura, a que se referem os 3 milhões gastos em 2014 com “Assessoria”? E os 860 mil reais com “Guarda Mirim”? Ademais, por que foram gastos 3 milhões com “Alimentação” além dos 20 milhões dispendidos com vale-refeição?
Ora, porque estes dados não podem ser disponibilizados para nós advogados? Para mim isso não é transparência! Transparência é ter as contas abertas, é divulgar os procedimentos utilizados para contratações e escolha de fornecedores. Transparência é divulgar quem são esses fornecedores e quanto cada um recebe para o respectivo produto ou serviço. Transparência é dar acesso às notas fiscais e contratos firmados.
Afinal, independentemente de haver regulamentação acerca dos procedimentos de adoção das referidas leis, fato é que nada os impediria, em querendo, de responder as questões que formulamos, até porque, o dinheiro da OAB não é dos dirigentes, mas sim dos advogados! E como tal, deve a instituição, inclusive por não possuir um portal de transparência e ainda que por questões estritamente morais, responder aos questionamentos que foram formulados por advogados que a integram.
Por isso, advogada e advogado, se você também que saber em detalhes como a OAB gasta seu dinheiro, apoie esta causa incluindo a hashtag‪#‎respondeOAB‬ na sua foto de perfil acessando o link:https://goo.gl/sQrsZn
Mencione também a hashtag em suas publicações, comentários e compartilhamentos. Unidos somos mais fortes e atingiremos nosso ideal de uma Ordem transparente e a serviço da advocacia!



AFINAL, ELE NÃO TEM FORTUNA PARA SER GASTA EM CAMPANHA, NÃO TEM PROJEÇÃO DE "NOME JURÍDICO", PELO MENOS NESSA FASE DA VIDA PROFISSIONAL, NÃO ESTÁ DISPOSTO A CERTAS COMPOSIÇÕES.


OUTROS - USANDO DA INTIMIDADE DA AMIZADE - CONVIDAM A MUDAR DE LADO, SEM CERIMÔNIA - AGORA JÁ ABUSANDO DA AMIZADE - APONTANDO QUE ESTOU "DO LADO ERRADO". FIQUEI TRISTE. EU NÃO TENHO LADO, TENHO DIREITO DE ESCOLHA, QUE DEVE SER LIVRE. 


HOJE, RECORDO COM IMENSO CARINHO, MEU QUERIDO TAVINHO, QUE PÔS PRA FORA DO ESCRITÓRIO UM POLITIQUEIRO QUE LHE QUIS O PATROCÍNIO, PEDINDO NOTA DO DOBRO DO VALOR A SER PAGO. 


NO DERRADEIRO ADEUS DESTA VIDA, PUDE SENTIR A SIMPLICIDADE QUE O CERCAVA, QUASE UMA CARÊNCIA, PARA QUEM TINHA UM VALOR INTRÍNSECO IMENSO E, PORTANTO, DEVERIA EXIBIR ATÉ NO OBITUÁRIO, BRILHO INTENSO.


PARA ALGUMAS PESSOAS, COMO ESSAS COM QUEM ME ALINHO, DINHEIRO NÃO É TUDO.


MESMO.


MUITOS ESTÃO SE ESQUECENDO DA MAIOR VERDADE QUE NOS CERCA A TODOS: HONRA, DIGNIDADE, ÉTICA, CONSCIÊNCIA, LEALDADE, NENHUM DESSES VALORES, SE PODE COMPRAR. OU VOCÊ TEM, OU VOCÊ NÃO TEM.


EIS PORQUE EU VOTO EM JOÃO BIAZZO.



AINDA QUE ELE NÃO SEJA VITORIOSO NA CAMINHADA, FAREI O QUE ME FOR POSSÍVEL, PARA QUE A OABSP PRESTE CONTAS DO DINHEIRO QUE ARRECADA EM SEUS COFRES E QUE SAEM DO NOSSO BOLSO.


PREGAR CONTROLE EXTERNO PARA OS OUTROS É FÁCIL.


DIFÍCIL É FAZER ESSE CONTROLE DENTRO DE CASA.




DIFÍCIL É ACREDITAR QUE ESSA GENTE NÃO GANHA UM CENTAVO DA ANUIDADE QUE PAGAMOS.


EM ALGUMAS SUBPREFEITURAS ISSO SE MOSTROU COMPLETAMENTE ERRADO, BASTANDO VER O RESULTADO.


JULGAR DE ACORDO COM INTERESSES PESSOAIS OU PENHORADOS AOS AMIGOS DO REI, ENXURRADA DE PROCESSOS INSTAURADOS MUITA VEZ, POR PURO ESPÍRITO DE REVANCHE, É FACÍLIMO.


DIFÍCIL É ADMITIR QUE NÃO SE TEM CONDIÇÃO MORAL DE "HONRAR AS CALÇAS" OU AS SAIAS QUE SE VESTEM.


ENTRAR EM UMA DISPUTA DESSA MAGNITUDE JÁ NÃO É FÁCIL, MAS SAIR DELA TÃO DIGNO QUANTO SE ENTROU, É REALMENTE PARA POUCOS.


SEM MENTIRAS, SEM FARSAS, SEM FALSAS ALIANÇAS, SEM MANIPULAÇÕES E SEM INTERESSES PESSOAIS QUE SOBREPUJAM OS DO COLETIVO: ESSA É A DISPUTA QUE TODOS NÓS - ADVOGADAS E ADVOGADOS EM SP - ESPERAMOS QUE ACONTEÇA.


PRINCIPALMENTE SEM ENGANARMOS A NINGUÉM E UNS AOS OUTROS.








É POR ISSO QUE EU VOTO EM JOÃO BIAZZO.


ADMIRO PROFUNDAMENTE O ADVOGADO ALBERTO ZACHARIAS TORON E LAMENTO MUITO QUE ELE NÃO SEJA CANDIDATO. ASSIM COMO TODOS OS DEMAIS ADVOGADOS PAULISTAS, ELE TEM O DIREITO DE APOIAR QUEM ELE QUISER E SE QUISER. O VOTO, NÃO ESQUEÇAMOS, É SECRETO.


E É BOM QUE SE DIGA QUE ATÉ AGORA, DOMINGO, 18 DE OUTUBRO DE 2015, ÀS 18,30 HORAS, TORON NÃO DECLAROU APOIO A NENHUM CANDIDATO.


SE ESSE ARTIGO QUE ESCREVO TREMENDO DE INDIGNAÇÃO -- MENOS PELO CANDIDATO QUE ALBERTO ZACHARIAS TORON POSSA ESCOLHER -- MAIS PELA MENTIRA ESPALHADA DA FORMA COMO PERCORRE AS REDES SOCIAIS NESTE DOMINGO, A UM MÊS DAS ELEIÇÕES, JÁ TERÁ VALIDO O ESFORÇO DE RECOLOCAR A VERDADE NO DEVIDO LUGAR: COMO FAROL A NOS GUIAR.


"A VERDADE É DURA COMO O DIAMANTE E DELICADA COMO A FLOR DO PESSEGUEIRO." (Mahatma Gandhi)





Sandra Paulino




Nenhum comentário:

Arquivo do blog

A PM DEFENDE OS PM?

Quem sou eu