segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

WikiLeaks & extradição

publicado em 07/02/2011 às 08h24:

Fundador do WikiLeaks vai a tribunal de
Londres para audiência sobre extradição

O australiano Julian Assange é acusado de crimes sexuais pela Justiça da Suécia

Toby Melville/ReutersToby Melville/Reuters
O australiano Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, chega para audiência em Londres; ativista é acusado de crimes sexuais pela Justiça sueca
Publicidade
O fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, comparece nesta segunda-feira (7) a um tribunal de Londres, no Reino Unido, para uma audiência sobre o processo de extradição por supostos delitos sexuais na Suécia. Assange, de 39 anos atualmente em liberdade assistida, foi acusado de agressão sexual por duas mulheres com as quais manteve relações sexuais durante uma estadia em Estocolmo, em agosto do ano passado.
Seus advogados alegam que o requerimento sueco é motivado politicamente e argumentam que Assange corre perigo de ser entregue aos Estados Unidos, onde poderia acabar em Guantánamo ou ser condenado à morte pela difusão de centenas de milhares de documentos considerados secretos.
O processo de extradição, inicialmente previsto para dois dias, começa nesta manhã no tribunal de alta segurança de Woolwich, no sudeste de Londres, que foi palco de vários julgamentos por terrorismo. A equipe legal que defende o australiano considera que sua entrega à Suécia violaria o artigo três da Convenção Europeia de Direitos Humanos, que proíbe a tortura, à qual Assange supostamente seria exposto no caso de ser extraditado aos EUA e acabar na base de Guantánamo ou em qualquer centro de detenção secreto.
Assange nega ter cometido qualquer delito sexual na Suécia. As duas mulheres o acusam, entre outras coisas, de havê-las forçado a manter relações sexuais sem preservativo, algo que ele nega.
O chefe de sua equipe legal, Mark Stephen, disse que tomará a decisão sem precedentes de colocar os argumentos da defesa na internet no começo do julgamento.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

A PM DEFENDE OS PM?

Quem sou eu

Minha foto
UMA ADVOGADA QUE BUSCA JUSTIÇA