Arquivo do Estado de SP disponibiliza documentos do Deops
Redação Portal IMPRENSA
23/08/2011 13:34
Um ano e meio após a descoberta em Santos, cerca de 11.600 documentos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops) foram colocados à disposição no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Agora, os pesquisadores podem acessar livremente os arquivos, depois de assinar um termo de responsabilidade.
O Deops funcionou entre os anos de 1924 e 1983, reprimindo delitos considerados ofensivos à segurança do Estado, principalmente durante a ditadura militar. Os documentos foram encontrados em uma delegacia na cidade de Santos e tratam da atuação do órgão na baixada santista. Entre as pessoas "fichadas" estão Carlos Lamarca, Frei Betto, Carlos Marighella e até o ex-presidente Lula.
Para restauração dos arquivos, foi realizado um convênio entre a Associação de Amigos do Arquivo e a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, no valor de R$ 90 mil. Há ainda cerca de 150 caixas com documentos a serem identificados e disponibilizados ao público.
Os documentos do DEOPS que já eram conhecidos estão abertos desde 1994. Os cidadãos mencionados nos arquivos podem solicitar uma cópia autenticada dos documentos.
Serviço
O Arquivo do Estado de São Paulo fica na avenida Cruzeiro do Sul, 1.777 - Santana - São Paulo/SP, ao lado da estação Tietê do Metrô. Informações pelo (11) 2089.8100.
Leia mais
Arquivo Público de SP esclarece recolhimento da documentação do DEOPS em Santos
Arquivo Público/SP exibe títulos da imprensa negra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: seu comentário mostra o seu próprio caráter, portanto, serão benvindos todos os que queiram acrescentar opiniões sobre as postagens, com liberdade e responsabilidade. Lembre-se: a internete não é tão livre quanto parece!